sábado, 25 de outubro de 2014

Exército Brasileiro atuará no Ceará a partir da tarde deste sábado

2.500 militares serão distribuídos em 11 municípios cearenses.Eles devem trabalhar pelo bom andamento do 2º turno no estado.

Exército brasileiro começa trabalho no Ceará na tarde deste sábado (Foto: Gisleine Carneiro/ TV Verdes Mares)

O Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar, atuará no 2º turno das eleições 2012, que acontece neste domingo (26), no Ceará. Serão 2.500 militares à disposição da Justiça Eleitoral distribuídos entre 11 municípios já confirmados: Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, além de zonas eleitorais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati. O reforço foi solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Ministério da Defesa.

Segundo o novo comandante da 10ª Região Militar, o general Marco Antônio Freire Gomes, na tarde deste sábado (25) as tropas vão circular pelos municípios para realizar um trabalho de reconhecimento e patrulhamento do território. A partir da meia noite, os soldados iniciarão o plantão já nos locais de votação, onde vão permanecer até o fim da apuração. Sendo que cada zona eleitoral terá um comandente para coordenar as equipes.

"O Trabalho do Exército é junto à Justiça Eleitoral na garantia da apuração e da votação nos locais de votação", explicou o general, esclarecendo ainda que as tropas responderão diretamente ao TSE. Desta forma, o trabalho de manutenção de segurança e autuações continuarão sendo efetudas pela polícia. "Na verdade nós estamos num estado de normalidade, em que a polícia estará fazendo seu trabalho de segurança pública", destacou.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovou, nesta sexta-feira (24), o enviou de forças federais a mais dois municípios do Ceará para a segurança no segundo turno das eleições, Guaiúba e Itaitinga. Com isso, o número de cidades do Ceará que vão receber as tropas podem chegar a 13.

Trabalho conjunto
Além do Exército, a partir das 8h deste sábado (25), estão reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio das suas vinculadas Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Perícia Forense (Pefoce) e Corpo de Bombeiros (CB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Também foram convidados membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Os órgãos devem atuar de forma conjunta até o fim da apuração para garantir o bom andamento do pleito. São 10.200 policiais civis e militares em todo o Ceará e, segundo a SSPDS, o policiamento ordinário será realizado normalmente em todo o estado, com um reforço maior no policiamento em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

A SSPDS ressaltou que os policiais que foram escalados para trabalhar no Interior já se encontram nos municípios desde quarta-feira (22) e continuam nas cidades até a terça-feira (28) após o pleito. Além do reforço recebido com a atuação do Exército, as ações de segurança serão potencializadas pela menor quantidade de candidatos nesta fase da eleição.

fonte;g1ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário