sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ceará alcança 94,5% de vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos

As campanhas contra a febre aftosa acontecem desde 1973. Somente em 2011 alcançaram a meta de 90% dos animais.
Vacina é importante pois protege o gado contra
a febre aftosa (Foto: Adilson dos Santos)

A última imunização contra a febre aftosa no Ceará, realizada no mês de maio, contabilizou 94,5% (2,6 milhões) do rebanho vacinado e 88,43% (105 mil) das propriedades. A informação é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI).

Na ocasião o Secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins destacou o índice atingido pelo estado. "A meta foi atingida, pois os escritórios da agência foram ampliados de 25 para 40, além da contratação de novos servidores, melhorando assim a abrangência das ações de defesa", disse Nelson Martins.

O presidente da Adagri, Augusto Júnior, destacou os avanços da agência através do bom desempenho dos trabalhos realizados e ressaltou a questão da intensificação na fiscalização do transito, feiras, exposições e vaquejadas. “Estamos comemorando o alcance de 94,5% de vacinação do rebanho, em 88% das propriedades cadastradas, foi o maior índice já alcançado desde 2011” afirma o presidente.

As campanhas contra a febre aftosa acontecem desde 1973, mas somente em 2011 alcançaram a meta de 90% dos animais. O último caso da doença foi registrado na década de 1990, na região do Cariri. Desde esse período, não se teve nenhum outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário